sexta-feira, 27 de abril de 2012

JORNALISMO DE MODA: CRÍTICA, FEMINILIDADE E ARTE


O presente texto observa a especificidade do jornalismo de moda que desempenha três funções principais: coloca em evidência uma cultura diferente do corpo; descreve o dispositivo e os meios de um sistema de consumo essencialmente vestimentar que serve ao entretenimento; exibe um discurso de moral social alocado sobre a égide da moda triunfante. Nesse sentido, através de uma linguagem crítica, que associa envolvimento estético e avaliação, o jornalismo de moda propicia a emergência de uma cultura da feminilidade, provocando uma transformação eficaz das relações sociais. Jogando simultaneamente com os valores da moral e do utilitarismo econômico, a moda promove a necessidade do consumo como uma categoria essencial da existência. Após reconhecer esses traços, procura-se compreender como o fenômeno moda é enquadrado na imprensa, identificando distintos modos de ver. Por Renata Pitombo
http://www.concursos.ufrb.edu.br/reconcavos/edicoes/n01/pdf/renata.pdf

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