sexta-feira, 23 de março de 2012

Circuitos Alternativos de Moda

Olá, meninas.

O primeiro artigo é essencial para todos os pesquisadores de moda, os demais para Iole Renzi. Aliás, sempre leiam os títulos dos artigos para ver se os interessam.

1) A Invenção da Moda Brasileira, L.G.Neiva. http://www.eca.usp.br/caligrama/n_10/04_neira.pdf

Resumo: Esta argumentação toma como verdadeira a idéia de
que existe, ou existiu, aquilo que pode ser chamado de “moda
brasileira”, não em função de sua origem produtiva, mas pela
manifestação de uma estética que lhe é particular, ainda que seja no
imaginário das pessoas. Investigando a procedência desse discurso,
constata-se em sua base a presença de um ideal nacionalista
estetizado em cores, formas e volumes próprios da gramática visual
da moda, ainda carente de um estudo próprio, pois a “moda brasileira”
tem sido abordada prioritariamente por meio de sua história ou da
sociabilidade de seus signos, mas raramente em sua estrutura como
linguagem. Este trabalho sugere modos de análise para este fenômeno


2) Análise sobre a relevância da atmosfera da loja no Varejo de Moda.

O presente trabalho teve como objetivo analisar relevância da atmosfera da loja como uma ferramenta estratégica capaz de influenciar no comportamento de compra do consumidor diante dos esforços de marketing. O estudo verificou como os elementos de apresentação externa, interna, o layout, a vitrine e a exposição dos produtos se relacionam com a atmosfera da loja, e assim, proporcionando um incremento nas vendas no varejo de moda. Para que este estudo fosse concluído, foi feita inicialmente uma pesquisa bibliográfica a fim de identificar os conceitos e aplicabilidade; em seguida pesquisa quantitativa, aplicada ao estudo de campo, onde contou com aplicação de questionários com perguntas fechadas numa amostra não-probabilística de 150 (cento e cinqüenta) consumidores de moda em uma cidade da Bahia, e as informações foram tabuladas por meio de tabelas e analisadas através de estatística descritiva de freqüência utilizando o SPSS 13.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Foi possível averiguar com os resultados obtidos que o merchandising visual proporciona o encontro entre o consumidor e o produto, já que a comunicação, a identidade visual e a atmosfera da loja, são os primeiros fatores a serem percebidos pelo consumidor e impactam positivamente ou negativamente.


3) Marketing de Varejo de Moda: Uma ênfase em médias empresas

São leituras que chamo de associadas. É preciso que se pesquisem e ainda escrevam sobre circuito alternativo de moda. Pesquisar também como mercado alternativo.



Um comentário:

  1. Adorei o artigo ! estou começando a formar ideias na minha cabeça agora !

    ResponderExcluir